2 de janeiro de 2013

Linguagem na cadeia Presos são tatuados de acordo com o crime que cometem, aponta estudioso Desenhos funcionam como forma de determinar quem tem mais poder dentro da cadeia ou deixar exposta a razão pelo qual a pessoa foi detida

Quarta-feira, 02/01/2013



Patricia Pereira / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Jorge Luiz Werzbitzki estuda tatuagens de presos há cerca de dez anos Jorge Luiz Werzbitzki estuda tatuagens de presos há cerca de dez anos
Linguagem na cadeia

Presos são tatuados de acordo com o crime que cometem, aponta estudioso


Desenhos funcionam como forma de determinar quem tem mais poder dentro da cadeia ou deixar exposta a razão pelo qual a pessoa foi detida

02/01/2013
O crime cometido por um homem preso também fica registrado na pele dele. É isso o que defende o perito da Polícia Científica, Jorge Luiz Werzbitzki, que há dez anos estuda a linguagem usada nas cadeias - em especial a tatuagem – para publicar um livro. Segundo ele, os detentos são marcados de acordo com o delito que cometeram e os desenhos são ferramentas para determinar quem tem mais poder dentro da prisão.
Werzbitzki é um dos responsáveis pela elaboração de retratos-falados e aprendeu, ao longo dos 28 anos de trabalho, que cada sinal é importante para a identificação do suspeito procurado, seja o porte físico, o corte de cabelo, uma cicatriz ou uma tatuagem. E foi assim que ele decidiu se aprofundar no assunto e procurou a Escola Penitenciária de São Paulo, por onde começou sua pesquisa. “Eles já tinham um levantamento sobre tatuagens de presos e começamos a trocar informações. Depois disso, passei a analisar as tatuagens daqui de Curitiba”, contou.
A figura de um crânio é a tatuagem feita pelos responsáveis por homicídios e a quantidade de caveiras é o número de vítimas que teria assassinado, conta o pesquisador.
Segundo ele, os estupradores são marcados, quase sempre à força, com desenhos como coração cortado por flecha, sereia e borboleta. “Os outros presos fazem a tatuagem para que o estuprador seja reconhecido em qualquer lugar”, disse.
Os presos que delataram membros do seu grupo são marcados com uma cobra. Os que mataram policiais comumente têm um revólver tatuado na cintura ou uma caveira com uma faca cravada. Pedófilos são marcados com triângulos. “Linhas grossas significam que as vítimas dele são adolescentes e linhas finas que as vítimas são crianças mais novas”.
As tatuagens são produzidas dentro da cadeira com uma máquina improvisada ou com um aparelho de barbear e tinta plástica, e, dessa forma, o traço do desenho é imperfeito. “Nem todas as pessoas que tem uma caveira tatuada são homicidas. As pessoas precisam observar que a tatuagem de cadeia é muito diferente daquela feita em estúdio”.
Além dos desenhos, os presos são marcados por pontos na mão ou no rosto, conforme o crime que cometeram. Um único ponto tatuado no rosto quer dizer que o preso cometeu um estupro. Dois pontos na mão indicam atentado violento ao pudor, enquanto três pontos mostram que o preso é traficante. Quem recebe quatro pontos foi responsável por furto e cinco, por roubo. O detento com seis pontos formando uma cruz é homicida e se houver um círculo ao redor, ele é também chefe de quadrilha, como conta Jorge.
O perito também explica que os símbolos têm o mesmo significado dentro das cadeias de todo o Brasil. “Cada país tem o seu código, mas alguns desenhos são mundiais, é o caso da suástica em skin heads”, afirmou.

Tatuagens de cadeia e seus significados Parte 1

1 – Cruz com velas no chão – Elemento de alta periculosidade, do tipo que manda os seus desafetos para o cemitério.



2 – Sepultura – Significa que o tatuado guarda segredo, tem a boca ”fechada como um túmulo”, qualidade valorizada na prisão e em liberdade. Outro significado é ter o corpo fechado.



3 – Cobra – Esta o cara é obrigado a fazer, para que todos saibam que o dono é dedo-duro e traíra.



4 – Saci com cachimbo – Foi um símbolo criado para identificar traficantes de drogas, muito poderosos do lado de fora e muito requisitados do lado de dentro.



5 – São Sebastião – Gays e “mulheres de cadeia” (travestis) exibem sua opção sexual com a imagem do santo, borboletas coloridas ou um coração trespassado por uma flecha (que indica homossexual passivo).



6– Nossa Senhora Aparecida – Tem dois significados: pequena, é um símbolo de proteção e esperança. Grande, no alto das costas, quer dizer que o preso foi condenado por estupro e violentado na cadeia – um castigo marcado para sempre.



7- Tatuagem de teia de aranha Tem varios significados! Um deles que que seus cúmplices foram mortos



8 - Caveira - Significa: “MORTE” - usada por presos que já praticaram homicídio. Até porisso policiais usam tatoo de faca e caveiras como se fosse uma analogia de matar a caveira ou o criminosos ou aida estar acima da morte


9 - Aguia Simboliza a liberdade. Normalmente é desenhada no período em que está cumprindo a pena


10 - Folha de maconha Utilizadas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas;


11- Mulher nua Com genitália a mostra, utilizados por viciados em drogas injetáveis.


12 - India Era comum este tipo de tatuagem nos presídios cariocas nas décadas de 80 e 90. - Utilizadas por detentos ligados ao tráfico de drogas nos presídios cariocas;



13- Morte com a foice A tatuagem dos justiceiros (presos envolvidos em “grupos de extermínio”



14 - Sereia Quando tatuada na perna direita, identifica elementos condenados por crime de estupro




15 - Punhal Elemento perigoso, traiçoeiro e metido a valente .Preso que já cometeu homicídio utilizando arma branca.



16- Demonio Aquele que mata por gosto.Cautela ao tratar com este tipo de pessoa, pois, são homicidas e assassinos. Uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos. (elemento de alta periculosidade). Utilizado por elementos psicopatas. Não sentem remorso ou arrependimentos de seus atos. O boneco Chucky é marca do assassino violento.


17 - Palhaço ou Coringa Tatuada geralmente nas costas, mas podendo ser em qualquer lugar do corpo. Utilizada por pessoa que pratica furto e pequenos roubos. Na cadeia é visto como “comédia” e “sangue bom”, quando assume crime que outros


18 - Pontos nas mãos

Tatuagens de cadeia e seus significados Parte 2

Quando fiz a primeira parte desse post não imaginei que existiriam tantas pessoas que duvidassem dos significados das tatuagens. Más não é por que você achou algo legal que isso extingue o significado das tatuagens. O assunto é tão sério que existe programas para ajudar presos a retira-las! 
Os Estados Unidos possuem um programa, desde 1991, intitulado Gang Tattoo Removal Program que auxilia os presidiários a removerem suas tatuagens de gangues, em troca de bom comportamento e redenção. Além disso, representa uma chance de removerem seu passado das suas peles, um renascimento. Uma tatuagem removida pode auxiliar em uma busca por emprego, por outro lado, se alguém tiver a tatuagem de uma gangue removida, pode ser tratado como traidor do grupo e ser punido, caso retorne à prisão. 
Por fim se você duvida não deixe de levar em conta a bibliografia do final do post. Resolvi repetir algumas tatuagens pois vem com uma explicação mais completa!


1-Três sepulturas
Significam que o proprietário desta marca tem o corpo fechado e guarda segredos como um túmulo. Significado parecido com a do tumulo no Brasil. O detalhe é que essa tatuagem é do México! Para aqueles que não acreditam!

2-Raios duplos, ou número 88: 
Ideologia nazista."H" é a oitava letra do alfabeto. 88 codifica "Heil Hitler." Antes que alguém fale que isso é coisa de europeu note que na tatuagem acima tem a bandeira do estado de São Paulo!

3- Estrela de cinco ou seis pontas
Homicida. Muita gente faz tatuagem de estrela de cinco pontas principalmente mulheres e sei que muita gente vai dizer que isso é bobagem mas basta ver a foto do bandidão acima pra ver que não é bobagem! Não confunda com a estrela de Davi que é um simbolo Judaico, aliás para o Judeu a tatuagem é contra a lei de Mosaica! 

4-Cruz com velas e tridente ao meio:
Integrante do CNC, Comando Nazista da Criminalidade, facção contrária ao PCC.

5-Serpente

A Serpente é utilizada por assaltantes (pessoa traiçoeira, covarde e traidores e delatores)

6-Pistola na perna, Jesus Cristo no peito

A figura de Jesus ou uma pistola ou revólver tatuada na perna, peito e costas, significa que o preso é envolvido com assalto a mão armada.  E (ladrão, assaltante, latrocínio).

7-Cruz
-
Marca o bandido de alta periculosidade. Tatuada nos braços e ombros. Só as possuem quem já esteve preso ou foi condenado pela justiça; Uma cruz tatuada no meio das costas identifica um elemento perigoso que vai até as últimas conseqüências em seus atos. A cruz com duas velas acesas na base, identifica o elemento de alta periculosidade.

8-Caveira trespassada por um punhal: 



CaveiraSignifica: “MORTE” - usada por presos que já praticaram homicídio.
Caveira Apunhalada- Símbolo das tropas de operações especiais de algumas Policias Militares do Brasil e simboliza a ordem e justiça (a faca significa o sigilo e a caveira a missão).
-No mundo do crime tem outro significado. A figura costuma ser tatuada no antebraço, mas pode ser tatuada em qualquer parte do corpo por elementos que já mataram policiais militares ou civis.
-Na cadeia, gostam de exibir com orgulho o desenho como forma de intimidação e adquirir respeito no meio da bandidagem. Assassinos de policiais, normalmente disfarçada entre outros signos.

9-Borboleta: 
Busca pela liberdade, planos de fuga, ou homossexualidade. 

10-Cadeado, molho de chaves
Perseguido constantemente no interior da penitenciária, uma forma usada para pedir apoio. É muito rara pois geralmente a pessoa acaba morta antes de conseguir ajuda de alguém

11-Diabo ou Demonio
Demônio Aquele que mata por gosto. Cautela ao tratar com este tipo de pessoa, pois, são homicidas e assassinos. Uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos. (elemento de alta periculosidade). Utilizado por elementos psicopatas. Não sentem remorso ou arrependimentos de seus atos. O boneco Chucky é marca do assassino violento. 

12-Carpa


Chefes do crime.(PCC) Carpa desenhada para cima significa que o bandido esta subindo na organização. Mas o interessante é que a carpa é um peixe admirado por sua força e persistência em subir o rio ou seja alcançar seus objetivos. A tatuagem da Carpa foi incorporada pelos chefes das mafias chinesas e Yakusa Japonesa e hoje é usada pelos chefes do crime do Brasil.

13-Escorpião

Integrante do PCC.

14-Morte com a foice 

- A tatuagem dos justiceiros (presos envolvidos em “grupos de extermínio”, ou que fizeram justiça com “as próprias mãos”).
- São tatuadas em diversas parte do corpo (pernas, ombros, costas e braços).

15-Mago

 Especialistas em sequestro e em resgate de presos. Enfim tudo que precisa de um conhecimento técnico e um pouco de planejamento.

16-Gnomos e duendes:
Dependentes químicos.

17-Nossa Senhora Aparecida 
 
Tatuada nas mãos, braços ou coxas identifica elemento praticante de homicídio.Tatuada em tamanho grande e nas costas, significa que o preso foi violentado durante o período que esteve na prisão e ao mesmo tempo marca um estuprador.Tatuada no peito em tamanho pequeno, significa desejo de proteção.Tatuada nas costas, em tamanho pequeno identifica elemento praticante de crime de Latrocínio; homicida no peito ou nas costas em tamanho maior: 

18-Bolas de bilhar 
Há casos em que contêm números que possam identificá-los dentro das facções (conhecido como matrícula). 

19-Palhaços 


Quando aparecem com um dos olhos na mão, olheiro ou gerente da boca; podem aparecer lágrimas de sangue em preto ou vermelho, lágrimas em preto significam parceiros mortos pela polícia e lágrimas em vermelho, parceiro morto por facção rival. Palhaço ou Coringa Tatuada geralmente nas costas, mas podendo ser em qualquer lugar do corpo. Utilizada por pessoa que pratica furto e pequenos roubos. Na cadeia é visto como “comédia” e “sangue bom”, quando assume crime que outros cometeram

20-Barco ou caravela
A caravela no coração faz referência à liberdade. O Satanás sobre o umbigo refere-se a detentos de alta periculosidade.

21-Cruz com o crânio humano, no meio das costas
Lealdade aos colegas de cela. 

22-Codificação nas mãos
     
Pontos nas mãos UM : punguista – batedor de carteira em ônibus e locais movimentados. DOIS : estuprador. TRÊS : em forma de triângulo – traficante. QUATRO: roubo. CINCO : furto. DEZ : formando uma cruz, homicidas e chefes de quadrilhas. “X” COM BOLAS NAS EXTREMIDADES: símbolo de assaltante de bancos e carros-fortes (encontrada em presídios paulista). NOMES e DATAS: muitos presidiários costumam tatuar nos dedos ou em qualquer parte do corpo nomes de pessoas (amantes, esposas, filhas), e datas consideradas importantes tais como, fugas, rebeliões, morte de companheiros e inimigos. Como se fossem insígnias de militares, quanto maior o número de pontos, mais alta a “patente” do criminoso. 

23-Viking 
Símbolo racista, representa a raça superior dos povos do norte, muito usada por gangs de Neo Nazistas

24- MS 13
Membro de gang americana o número “13” refere-se a "M", 13ª letra do alfabeto, usuário de maconha. Presos da California também usam o “13” para indicar sua filiação ao sul da California, enquanto que os residentes do norte utilizam o “14”. Seu nome vem da combinação de “Mara”, gíria que significa “bando”, ou gangue de rua, e o termo “Salvatrucha”, um termo usado para designar pessoas vindas de El Salvador. Já o numero 13 é atribuído como homenagem a “Mexican Máfia”, gangue de mexicanos nos presídios californianos, onde a formação das quadrilhas não se dá mais por motivos bairristas, como eram nas ruas 13: "M" é a 13ª letra do alfabeto, maconha, ou nos EUA também referencia a uma gangue de rua denominada MS13. 

25-TEIA DE ARANHA
Tatuada nas mãos, antebraços, cotovelos e pernas significa lembrança do comparsa que morreu.

26-Águia

Simboliza a liberdade. Normalmente é desenhada no período em que está cumprindo pena. O local preferido para esse tipo de tatuagem, geralmente é o peito, o braço e as costas.

27-Pomba
Significa sorte e bons ganhos e evita ser visto ou pressentido. Utilizado por ladrões de residências. (caxangueiros)

28-Folha de Maconha 
Utilizadas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas; Viciados em drogas.

29-Saci Perêrê
Utilizadas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas; Tatuagem dos traficantes, muito poderosos do lado de fora da prisão e muito requisitado pelo lado de dentro. A tatuagem do Saci Perêrê era usada por traficantes de drogas na década de 80, porém tem se tornado raro nos dias de hoje.

30-MULHER NUA
Com genitália a mostra, utilizados por viciados em drogas injetáveis.

31-Indía

- Era comum este tipo de tatuagem nos presídios cariocas nas décadas de 80 e 90. Utilizadas por detentos ligados ao tráfico de drogas nos presídios cariocas. Tatuagem utilizada por pessoas ligadas ao trafico de drogas no RJ, conhecidos como soldados do morro (nenhum traficante portava um fuzil se não tivesse uma índia tatuada no corpo). 

32-Homosexuais
Homossexualidade na Cadeia BEIJA-FLÔR: homossexualidade passiva FLÔR: homossexualidade passiva CORAÇÃO transpassado por flecha CORAÇÃO com a inscrição “AMOR DE MÃE” BORBOLETA: tatuada nas costas ou peito significa homossexualidade passiva IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO. Homossexualidade passiva

33-Sereia
A sereia, mulher tentadora e de canto suave, tatuada nos braços, ombro e peito, indica elemento condenado por crime de abuso sexual (sedução, atentado violento ao pudor). Quando tatuada na perna direita, identifica elementos condenados por crime de estupro. 

34-Faca e Punhal 
Elemento perigoso, traiçoeiro e metido a valente . Preso que já cometeu homicídio utilizando arma branca. 

35-São Jorge 
 
Tatuadas por presos simpatizantes ou praticantes de religiões afro-brasileiras. Significa pedido de proteção aos orixás. Os presos portadores deste tipo de tatuagem acreditam que tem o corpo 

36-Tatuagem de Esculacho 

Para terror de alguns detentos, algumas tatuagens nem sempre são feitas com o total consentimento do tatuado. É sabido que estuprador não é bem visto nos presídios. os detentos envolvidos com crimes contra os costumes são ridicularizados com pintas no rosto, feito com agulha embebida em tinta, num processo forçado e doloroso. Isso facilita sua identificação por todos no presídio. Ter uma tatuagem dessas significa longos e terríveis anos de servidão sexual na cadeia. - PINTA artificial : É feita na face do preso por estupro. Através desta marca, os demais presos sabem que o estuprador achou um “marido” no presídio. Desta maneira, por onde estiver, será reconhecido como homossexual passivo. - PÊNIS em forma de sino: A tatuagem é feita a força nas nadegas ou nas costas. 
Marcas e Cicatrizes Marcas e cicatrizes adquiridas na cadeia, causados por estoques, estiletes, giletes e facas. São aplicadas nas nádegas de rivais e desafetos dentro da cadeia quando a intenção não é matar e sim de humilhar. 
A Tatuagem como já foi dito, é encontrada em todos os presídios do mundo, porém com outros significados e desenhos.

Um comentário:

  1. Imãozinho! Legal você passar a informação pra frente, mas dá o crédito do SuperSogra até por que essas imagens estão todas hospedadas lá, tanto é que o azul de fundo das fotos ainda estão nelas

    ResponderExcluir